sábado, 17 de outubro de 2009

Minha amiga Havaianas


Sexta-feira passada fui ao shopping calçando sandálias Havaianas. Confesso que pensei um pouco antes de coloca-la, afinal, estava indo ao "Shopping Center". Nessa luta desigual entre conforto X moda, venceram os pés..., venceu o inigualável calçado que nasceu em 8 de junho de 1958 e que conquistou gerações com sua praticidade e conforto.


E lá fui eu levar minhas Havaianas para passear! Mas nem sempre foi assim. Lembra do primeiro comercial das Havaianas com o Chico Anísio de garoto propaganda? (http://www.youtube.com/watch?v=BqQ2RPKljEc, êeeehhh viva o youtube!). No início, o público alvo era a classe menos favorecida financeiramente, por isso era importante que agregasse durabilidade com baixo preço. No máximo as Legítimas iam passear na mercearia, adornando os pés cansados do trabalhador. O tempo passou, as havaianas mudaram e hoje também é vista nos pés, bem tratados e nem sempre cansados, de celebridades como artigo fashion.


Voltando ao meu passeio, no caminho para o Shopping não consegui parar de pensar no comercial do Chico Anísio - Havaianas ÓH, AS LEGÍTIMAS! NÃO DEFORMA, NÃO SOLTA AS TIRAS E NÃO TEM CHEIRO! - Que maravilha! Obra prima da propaganda na década de 60, retratando fielmente aquela que estaria em nossos pés por tantos anos... presenciando acontecimentos de nossas vidas que ficaram guardados no baú das lembranças esquecidas ou não tão esquecidas assim.


Infância, adolescencia, fim de tarde na frente de casa conversando "miolo de pote" com minha amiga e vizinha Heloisa, férias, namoro, casamento, divórcio, casamento de novo, divórcio de novo, Academia de Polícia...tantos encontros e desencontros e lá estava ela, participante ocular dessa história, testemunha de fatos que me fizeram ser quem sou.


O passeio foi ótimo! Minha companheira encontrou várias amigas que também "resolveram" passear e como sempre, foi cumplice de momentos de intimidade só nosso..., quer dizer... eu, ela e o chocolate quente da Siciliano.... ah o chocolate quente da Siciliano! (Isso fica para uma proxima postagem). E agora cá estou eu, deitada na rede contando essa história para vocês e logo abaixo de mim, ali bem pertinho, está minha companheira..., fiel como cão ansioso pelo dono..., esperando os próximos acontecimentos, que o cheiro do café vindo da cozinha, já denunciou qual será.


Fiquem com Deus


Geo

3 comentários:

  1. A simplicidade do texto não reflete a complxidade de certas questões que estão implícitas nas entrelinhas, deixando que a sensibilidade do leitor, possa captá-las e refletí-las.
    Tu tens um jeito especial de nos conduzir, nas asas da imaginação, a passear pelo shopping, a sentir o conforto da havaiana, de viajar no tempo para assistir a propaganda na televisão em preto e branco. Fico me deliciando com essas coisas e insisto: não para de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Sou amante da boa leitura e a simplicidade de seus textos tem me encantado.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, não sabia q temos uma escritora na família, rsrsrs. Parabéns pelo DOM!!
    Tô adorando os artigos.

    Beijos

    Cintia Tavares

    ResponderExcluir